DEUS PROVERA!

Baseado no livro de Gênesis cap. 22:01-19

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse:
Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e
amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E
estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
Que deveras
te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba. Gênesis 22:1-19

V01-03 - Pois Deus Abraão á prova, e Abraão disse Eis- me aqui!

Às vezes Deus nos põe a prova, Ele permite situações que podem até parecer insuportáveis e inaceitáveis, mas podemos ver através do exemplo do nosso pai Abraão, que com firmeza ao ser chamado por Deus disse “eis- me aqui”, que Deus nãos nos dá provação na qual não possamos suportar (Cor 10:13).

V 04-05 Ao terceiro dia...

Provação às vezes demora Abraão caminhou durante três dias com seu filho sabendo que iria ter que mata-lo, durante três dias eu acredito que o interior de Abraão se agonizava, durante três dias creio que Abraão por dentro chorava e clamava angustiado. Talvez ele clamasse dentro de si como Davi no salmo de numero 13 dizendo:

Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.
 Salmos 13:1-6

 

V 06-08- Isaque diz: Meu pai e o cordeiro?

 Abraão: DEUS PROVERÁ para si o cordeiro para o holocausto.

Toda provação tem um momento critico, em toda provação chega uma hora em que nós pensamos e agora?

Imagine a situação de Abraão quando seu filho pergunta: “E o cordeiro?”, imagine a dor, o sofrimento interno, até então Abraão estava travando uma luta dentro de si, no seu intimo apenas, mas agora ele recebe uma afronta externa para si.

Sabe quando você esta travando uma Batalha dentro de si dentro de si e chega alguém de fora e faz uma pergunta e você então desaba? Você esta como uma bexiga cheia preste a estourar e a pergunta ou a ação feita por alguém de fora é como uma agulha, que te cutuca e te faz explodir.

Mas Abraão, ao ser questionado por seu filho, tomado por um amor paterno e de uma fé em um Deus que sinceramente me faltam palavras para descrever tamanho é sua grandeza, Responde ao seu filho Isaque: DEUS PROVERÁ!   DEUS PROVERÁ!   DEUS PROVERÁ!   DEUS PROVERÁ!   DEUS PROVERÁ!   

Eu não sei qual é a provação pela qual você esta passando hoje, agora, ao ler esta mensagem, por ser uma enfermidade, o desemprego, o luto, a tristeza, a depressão, pode ser algo impossível de ser resolvido aos olhos humanos.  Eu só sei que existe um Deus tão grande e poderoso e que tem por você um amor, inigualável ao ponto de dar seu único filho Jesus para te resgatar, te curar, te livrar, te salvar. Então creia que DEUS PROVERÁ!    Sim DEUS PROVERÁ!   

E Abraão creu, e Isaque também creu! (GÁLATAS 6.03)

V 09-14 amarrou o menino, estendeu a mão...

Tamanha era a fé de Abraão que ele chegou a amarrar seu filho, colocar ele no altar, pegar o cutelo para sacrifica-lo ao Senhor.

Às vezes a nossa prova chega a pontos inimagináveis, mesmo nessa hora você deve confiar , crer que DEUS PROVERÁ, foi quando Abraão levantou a mão para sacrificar seu filho, matar Isaque que Deus novamente bradou dos céus: Abraão! Abraão! Nada faças contra o rapaz... Então Abrão olha e vê a provisão de DEUS, um cordeiro enroscado nos arbustos!

Não importa qual seja a luta , a provação que você esta passando, continue crendo continue acreditando, sendo fiel a Deus porque DEUS PROVERÁ!   Ele proveu o cordeiro para Abraão, ele proverá o cordeiro pra você! Acredite DEUS PROVERÁ!   

V15 -19 – Então o Senhor Bradou eu te abençoarei...

Quando permanecemos fieis a Deus através da fé Ele nos abençoa, ele multiplica, ele traz saúde, paz, vida e vida em abundância , quando somos fieis ao Senhor ele não apenas nos abençoa como também abençoa a nossa família, nossos filhos, nossos netos nossa descendência!

Minha oração é que esta mensagem frutifique em seu coração, que a sua fé em DEUS em JESUS seja aumentada, e que você jamais se esqueça, não importa qual seja a situação DEUS PROVERÁ!   

Com Amor de Cristo:

Pr Felipe Emanuel de Proença.  
Mensagem para Culto Familiar Casa da Paula (25/04/14)

 
 

Comentários