“A Bíblia e a vida cotidiana”



A Palavra de Deus sempre exerceu influencia no cotidiano dos Religiosos Judeus e Cristãos. Ainda no passado historicamente quando o “Assim diz o Senhor” era dito por um dos profetas ou lideres da comunidade, havia um respeito e submissão ao que fora dito, pois se entendia que era a voz do Senhor. Culturas eram mudadas, guerras eram realizadas ou evitadas, o modo de viver era sempre afetado, trazendo uma influencia ao cotidiano das pessoas. Qualquer desobediência ou ação contraria ao que fora dito poderia ser punido até mesmo com a morte.
Para as culturas Monoteístas, o temor ao SENHOR sempre foi rígido, desobedecer A Sua palavra era desonroso para quem desobedecia e até mesmo para sua família, podendo trazer serias consequências, podemos ler a respeito disso em Josué Capitulo 06 e 07, no texto o Senhor da uma ordem que não se devem possuir os objetos de Jerico para que não seja destruído, porem Acã cobiçou e levou para si uma capa Babilônica e 2 quilos de prata e escondeu em baixo de sua tenda, a consequência dessa desobediência gerou a morte de Acã e dos seus familiares.
A influencia da Bíblia na vida cotidiana vem por se entender de que ela é a Palavra de Deus, na cultura judaica vemos essa influencia nas festas e nos rituais, tudo tem um significado que pode ser explicado pela bíblia,  um exemplo é a festa da pascoa  que foi instituída na época de Moises conforme o relato de Êxodo  capitulo 12,e se tornou uma festa celebrada até os dias de hoje  por Judeus e Cristãos, para os Judeus com o sacrifício de um cordeiro e tendo seu sangue passado nos umbrais da portas o que impedia a morte de chegar a casa, eles comem ervas amargas e lembram da forma sobrenatural que foram libertos da escravidão do Egito, para os Cristão Celebrada através da Santa Ceia , lembrando da morte de Cristo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e de forma sobrenatural  nos livra da escravidão do pecado.
Percebemos nos dias de hoje que algumas denominações ditas Cristãs estão deixando de lado o ênfase na Bíblia como a Palavra de Deus, essa denominações começam a valorizar mais as pessoas do que as palavras, e conseguem atrair muitos seguidores, pois usam de verdadeiros Shows com direito a luzes e pirofagia, para atrair novos seguidores, são pessoas que estão mais focadas nas Bênçãos do Senhor do que no Senhor das Bênçãos, querem o bônus do Evangelho sem levar em consideração a obediência ao mesmo. Infelizmente o vemos homens se tornando profissionais da fé, fazendo da fé um ganha pão , um negocio que para atingir seu objetivo final que é o lucro cometem heresias, e apostatam da sã doutrina fazendo interpretações da Bíblia de forma conveniente a seus objetivos  escusos.
Mesmo diante deste cenário de um evangelho midiático e longe da Bíblia , ainda há remanescentes, assim como no tempo do profeta Elias o Senhor também tem preservados aqueles que não se prostraram diante de Baal. Temos ainda comunidades Cristã que preservam a Bíblia como regra de fé, e encontram nas Sagradas Escrituras princípios de conduta e padrão de moral.
Essas comunidades continuam tendo o seu cotidiano influenciados pela Bíblia, tendo suas ações pautadas por princípios bíblicos, em todas as áreas da vida, seja na área profissional na conduta patrão funcionário, na área familiar no trato do cônjuge e na educação dos filhos, na área social como cidadão responsável e ético ciente de seus deveres e compromissos.
Podemos concluir que a Bíblia continua a influenciar o cotidianos das pessoas assim como no passado, mesmo havendo distorções através de algumas pessoas despreparadas e outras inescrupulosas , ainda existe uma parcela considerável de pessoas que são influenciados pela Bíblia de uma forma coerente e digna do Evangelho, a Bíblia é e continuara sendo a Palavra de Deus a regra de fé de todo o Cristão Verdadeiro.

Pr Felipe Proença


Comentários