Método ver, julgar e agir da Teologia da Libertação.

            Ver, julgar e agir, é um método pratico de se aplicar a Teologia, tirando quem pratica do conforto de um escritório ou sala de aula  e pondo em contato com a realidade social em que se encontra.
            Segundo os escritos de: C. Perani, La revisione di vita. Strumento di evangelizzazione alla luce del Vaticano II,  Medellín 20 (1994) 207-254) o método consiste emver a realidade sócio-econômica-política-cultural, julgar a mesma realidade a partir da Palavra de Deus e da Igreja e agir de acordo com a ação de Deus para transformar a história. As raízes desta abordagem se fundamentam na crítica moderna e no uso de uma visão moderna antropocêntrica e no valor das realidades terrestres”

            Antônio Mesquita Galvão traz uma explicação interessante sobre o método em seu texto:Ver, julgar e agir {SERMO CXXXV]”  publicado pelo site recanto das letras no dia 05/09/2011, ele diz:

A Igreja, sem se preocupar com suspeitas alarmistas valeu-se do método para expressar sua prática de fé, especificar sua missão e fazer uma profunda reflexão teológica. Isso demonstra que o método faz ver com os olhos do Pai, julgar coerentemente segundo os ensinamentos e exemplos do Filho e da comunidade, e agir sob a influência do Espírito Santo. Bem trinitário.

            Observamos que o método parte da primícias de ver o que esta acontecendo no ambiente em que se encontra , não da para praticar sem estar inserido no ambiente, sem fazer parte do que esta acontecendo em sua volta, o ver tem que ser de dentro pra fora , ver na vida o que esta acontecendo para que tendo uma experiência pessoal junto aos acontecimentos possa partir para o segundo estagio que é julgar, vemos isso na experiência de Jesus que sendo Deus  se fez carne e habitou entre nós, participando do mesmo ambiente daqueles a quem Ele iria salvar. Ver com os olhos do PAI que não ficou observando de longe mas enviou seu Filho que viu de dentro pra fora.
            O segundo estagio do método é o julgar. Julgar é entender, discernir, compreender o que esta acontecendo , saber qual é a razão que faz com que o estado do ambiente social seja este. Julgar tem que observar os motivos e as consequências das ações , no evangelho de João no capitulo 8 narra quando os  fariseus e escribas levam uma mulher que foi pega em adultério e levam a Jesus afim de que Ele concordasse com a sentença de apedrejamento, porem Jesus se ajoelha escreve na areia , Ele entende, discerne o momento, compreende as intenções , avalia as consequências e responde  “Aquele que não tem pecado , que atire a primeira pedra”. Antes de Jesus ir para o terceiro estagio ele julga a situação, antes de agir Ele interpreta  com coerência o que esta acontecendo.
            O terceiro estagio é o agir, se já observamos o ambiente de dentro pra fora , se interpretamos a situação em que se encontra o ambiente é necessário tomar uma decisão e agir. Reverendo Jeremias Pereira da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte tem uma frase que sempre diz em suas palestras: “O que muda a nossa historia são as decisões que tomamos e colocamos em pratica.” O agir não é de qualquer maneira , o agir ele é pautado nos outros dois estágios,  é um agir coerente, eficaz e transformador, é movido pelo carisma do Espirito Santo, tem luz e sabor.
            Para concluir percebemos que o método ver, julgar e agir da Teologia da libertação que no seu principio visa libertar os homens da opressão de alguns governos, da miséria, da falta de estrutura social, da desigualdade, coisas muito presente no século passado, e ainda reais nesse século, porem enfrentamos um problema diferente hoje, os homens tem suas mentes mudadas , a humanidade pós–moderna enfrenta uma escravidão diferente, ainda há diferenças sociais e grandes distúrbios que devem ser combatido afim de trazer libertação ,mas hoje  os homens carecem de se libertarem de si mesmos, a falta de felicidade real, a incerteza de ser que o ambiente pós-moderno traz , forma uma geração alienada, que ao mesmo tempo que esta conectada com o todo o mundo através de mídias eletrônicas, são apáticos as necessidades reais da sociedade.

Cabe a  Teologia da libertação se ambientalizar a realidade contemporânea para VER de dentro pra fora qual é a realidade dos diferentes ambientes onde ira se praticar a Teologia, e de acordo com o ambiente  JULGAR  e AGIR  afim de trazer libertação aos escravos dessa geração.

Comentários