John Wycliff


John Wycliff




Introdução
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30 : 5).
John Wycliff era conhecido como a “Estrela d’alva da Reforma” por ser o primeiro instrumento usado por Deus a enfrentar as injustiças da Igreja e o sistema papal antibíblica.
Não há certeza sobre o ano do seu nascimento, esta entre 1320 á 1328. Foi enviado pela família para estudar na Universidade de Oxford, aplicou-se nos estudos da teologia, filosofia e legislação canônica. Torno-se sacerdote e depois professor na Universidade, em 1972 era doutor em Teologia.
Trabalhou na primeira tradução da bíblia para o inglês que ficou conhecida como a Bíblia de Wycliff. Entre as suas obras esta a Summa theologia, que afirma que nos assuntos de ordem material o rei esta acima do papa e que a igreja deveria renunciar qualquer tipo de poder temporal. Sua obra seguinte, De civili domínio, aprofunda as criticas ao Papado de Avignon, com seus sistema de vendas de indulgencias e a vida perdulária e luxuosa de muitos padres , bispos e religiosos sustentados com o dinheiro do povo. Sua obra contém 18 teses que vieram a publico em Oxford em 1376.
Homens como Jonh Wycliff e John Huss, conhecidos como pré-reformadores, foram responsáveis para preparar o caminho para aquela que seria a maior mudança na história da Igreja da época, a Reforma Protestante.


O poder da Igreja X O poder do Estado
Devido a suas afirmações onde defendia que o Estado deveria tomar posse das propriedades da igreja , e o mesmo sustentar o clero, Wycliff ganhou grande popularidade, principalmente entre a nobreza inglesa, não pelos ideais, e sim pelo interesse da nobreza em tomar posse dos bens da igreja.
Ele também defendia que o poder da Igreja deveria estar limitado as questões espirituais, sendo o poder temporal exercido pelo Estado, representado pelo rei. Para Wycliff o poder real era originário de Deus, baseava esta afirmação nas Escrituras Sagradas quando Jesus Cristo diz: “ dar a Cesar o que é de Cesar”
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele." (Marcos 12 : 17)
Opor-se ao Rei na opinião de Wycliff era pecado, e defendia ainda o clero deveria estar sujeito ao Estado inclusive lhe pagando os tributos.
Vale lembrar que nesta época acontecia a Gerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra, e a sede da Igreja Havia mudado de Roma para Avignom na França, para os ingleses o fato de mandar dinheiro aos papas na França era visto com maus olhos pois entendiam que estariam sustentando o próprio inimigo.


John Wycliff X Papa

O Papa Gregório XI no dia 22 de maio de 1377expediu uma bula contra Wycliff, declarando que sua 18 teses eram erronias e perigosas para Igreja e para o Estado. Graças ao bom relacionamento que Wycliff tinha com a corte no parlamento tornaram a bula sem efeito prático, pois era geral a opinião que a Igreja exauria os cofres ingleses.
Wycliff ensinava que os papas e os sacerdotes eram homens e estavam sujeitos ao erro e ao engano, defendia que “Cristo é o nosso Papa”. Para ele a igreja continuaria existindo mesmo sem a presença de um líder visível, e os lideres deveriam surgir naturalmente desde que exemplificassem os ensinos de Jesus.
Sobre a ceia ele afirma que o dogma da transubstanciação era uma doutrina antibíblica, pois Cristo esta presente nos elementos de uma forma espiritual e não física.


Lolardos e Boêmios e Jonh Huss

Wycliff fundou um grupo de pregadores leigos , os quais receberam o nome de Lolardos. Tinham como objetivo transmitir os ensinos bíblicos por toda a Inglaterra, não faziam votos nem recebiam consagração formal, mas se dedicavam a ensinar o evangelho ao povo, saiam de dois em dois , de pés descalços , usando longas túnicas e carregando cajados nas mãos.
O papa não gostou das ações dos Lolardos por isso fez um decreto “De Haeretico Comburento”, onde condenava os Lolardos a pena de morte, mas nenhum deles foram mortos.
Estudantes da região da Boêmia, no centro da Europa, foram a Oxford e lá tiveram contato com os escritos de Wycliff e com alguns Lolardos. Ao voltarem para sua terra levaram novas informações e acabaram influenciando aquele que seria um outro grande reformador, John Huss.
Quando teve contato com os escritos de Wicliff , Huss escreveu na margem de seus papeis: “Wycliff, Wycliff, você vai virar muitas cabeças”. Mais tarde Huss foi acusado pela Igreja de Wicliffismo.

A morte de Wycliff e sua Condenação

Wycliff morreu aos 55 anos de derrame. Após 30 anos de sua morte no Concílio de Constança o João XXII o condenou por heresia, e ordenou que seu corpo fosse exumado e depois queimado em praça pública.


Considerações Finais


Vemos através da trajetória de Wycliff, sua inegável importância na história da Reforma, graças aos seus esforços na luta contra uma Igreja corrupta e herege, homens como Martino Lutero puderam no futuro prosseguir com mais êxito com a Reforma, que é sem sombra de duvidas uns dos fatos mais importantes para o Cristianismo Moderno.


Referencias Bibliográficas

Site: Sepoangol.org
https://sepoangol.org/wycliffe.htm

Site: Teu Ministério
www.teuministerio.com.br/.../vsItemDisplay.dsp&objectID=383C6651-B303-46DE 87B77390F172F520&method=display

Site: Wikipédia a enciclopédia livre
HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/jonh_Wycliff

Comentários